Somos a marca de quem pensa orgânico!

Assiferto RS, Associação das Indústrias de Fertilizantes Orgânicos do Rio Grande do Sul foi criada em 2017, com a finalidade de fortalecer e consolidar o manejo adequado de materiais orgânicos, desde a compostagem, biodigestão, esterilização e outros processos para a fabricação de fertilizantes orgânicos. A entidade reúne empresas produtoras de fertilizantes orgânicos sólidos, líquidos, biofertilizantes, condicionadores de solo e substratos de plantas do Rio Grande do Sul. Juntas beneficiam e comercializam mais de 90% do volume total de fertilizantes orgânicos com registro no Estado e reciclam por ano mais de um milhão de toneladas. A Assiferto quer contribuir para que cada vez mais as empresas associadas possam fornecer insumos de qualidade para a agricultura orgânica.

Missão

Defender os interesses das empresas da indústria de fertilizantes orgânicos e os direitos de seus associados, sempre em consonância com os postulados democráticos e da livre iniciativa, na busca permanente do desenvolvimento econômico e social do país e da melhoria da qualidade de vida do seu povo. Dedicar-se ao aperfeiçoamento das operações das empresas que produzem fertilizantes orgânicos, com vistas à sua qualidade e produtividade e à preservação do meio ambiente. Integrar as empresas, consumidores e governo, visando fortalecimento do setor. Regulamentar e qualificar o mercado de insumos orgânicos no país.

Visão

Ser uma entidade atuante e representativa para o setor que representa, tornando concretas soluções para a produção de insumos orgânicos, além de incentivar a disseminação de programas que buscam o manejo correto dos resíduos orgânicos gerados pela cadeia do agronegócio.

Valores

Ética
Responsabilidade social e ambiental
Competência

Diretoria ASSIFERTORS

Diretoria Executiva ASSIFERTORS Gestão 2022/2023

Thiago Stella de Freitas

Presidente

Fernando Lanius

Vice-Presidente

Jair Antonio Pimentel

Secretário

Paulo Roberto Lenhardt

Vice-Secretário

Alejandro M. Chavannes

Tesoureiro

Valdecir Ferrari

Vice-Tesoureiro

Carlos Germano Rieth

Conselho fiscal

Sérgio Herbert

Conselho fiscal

Fernando Polesel

Conselho fiscal

Marcos Lottermann

Conselho fiscal

Palavra do Presidente

A Associação das Indústrias de Fertilizantes Orgânicos do Rio Grande do Sul criada recentemente já nasceu com um forte sentimento de incentivar o conceito de sustentabilidade no agronegócio. A entidade luta para que o mercado tenha à disposição produtos registrados e certificados que atendam a necessidade dos produtores orgânicos.

Precisamos fazer com que todos os resíduos gerados sejam tratados de forma técnica, portanto, dentro das regras legais propostas e controladas pelo Estado. Nós reconhecemos que precisamos evoluir e implantar processos mais modernos de gestão dos resíduos, já conhecidos e praticados em países mais desenvolvidos.

Não podemos ignorar que estamos importando a grande maioria dos insumos para compor nossos fertilizantes sintéticos, “químicos” este chega a representar até 4% do volume físico de importação do Brasil.

Cada tonelada de fertilizante orgânico levado ao campo, representa um ganho na balança comercial e ainda um acerto ecológico, promovendo assim a sustentabilidade ambiental.

Também estamos construindo um canal de diálogo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), secretarias de Estado, Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler RS (FEPAM,) para de forma conjunta conscientizarmos a sociedade, tanto geradores de resíduos, quanto usuários de adubos orgânicos, da importância destes serviços feitos de forma adequada.

A própria legislação precisa de ajustes nas normas e adequações para não gerar interpretações contraditórias. Quando falo nessa questão, me refiro a embalagem de adubo onde consta a palavra “orgânico” não certificado e outro também oficialmente legalizado, mas sem certificação. Mas existem muitos outros exemplos. Fica a pergunta, quais são as diferenças?

Pretendemos evoluir e melhorar significativamente este setor nos próximos anos, inclusive, buscando novos sócios para aderir ao movimento, desde que tenham licença ambiental para atuar e registro da empresa e do produto no MAPA.

Equipe técnica ASSIFERTORS

A equipe é formada por engenheiros agrônomos e profissionais do setor que vão cooperar com os trabalhos desenvolvidos pela Assiferto RS. O grupo é responsável pela elaboração e apresentação de relatórios técnicos sobre procedimentos a serem adotados. A comissão é formada por:

Jair Antonio Pimentel

Paulo Roberto Lenhardt

Marcos Lotermann

Carlos Germano

Grupo de comunicação

Alejandro M. Chavannes

Valdecir Ferrari

Fernando Polesel

Seja um Associado

Para se tornar um associado, preencha o formulário e nossa equipe de consultores entrará em contato para agendar uma visita. Ou, se preferir, agende o atendimento pelo e-mail [email protected].

Já preencheu e enviou o formulário?

Parabéns!

Agora é só aguardar eu verificar as informações e entrar em contato com você!

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.