Empresário Valdecir Ferrari assume a presidência, sucedendo Thiago Stella de Freitas
A Associação das Indústrias de Fertilizantes Orgânicos do Rio Grande do Sul (Assiferto-RS) realizou, nesta quinta-feira (30), na sede da Beifiur, em Garibaldi, a Assembleia Geral Ordinária para eleição e posse da nova diretoria. O empresário Valdecir Ferrari foi eleito por aclamação e assume a presidência para o mandato 2025–2027, sucedendo o engenheiro Thiago Stella de Freitas, que esteve à frente da entidade por três anos.
A nova diretoria é composta por representantes das doze empresas associadas e tem como foco fortalecer a representatividade do setor, ampliar o número de associados e promover uma agenda técnica voltada à inovação e sustentabilidade, com destaque para o debate científico sobre substâncias húmicas e outros temas relevantes à agricultura regenerativa.
Durante seu mandato, Thiago Stella destacou-se pela atuação técnica e regulatória, com avanços na atualização da legislação e nos métodos de análise de fertilizantes, corretivos, substratos e remineralizadores de solo, em alinhamento com os programas e controles oficiais do Ministério da Agricultura. “A Assiferto consolidou um papel importante no diálogo com o setor público e busca ampliar a cooperação com a Abisolo,”, afirmou Stella.
Ao assumir o cargo, Valdecir Ferrari enfatizou o compromisso com a continuidade e o aprofundamento técnico das discussões dentro do setor:“Nosso objetivo é fortalecer a base técnica da Assiferto e ampliar o diálogo com universidades, órgãos públicos e entidades como a Abisolo. Queremos discutir de forma científica temas como as substâncias húmicas, promover a revisão do Estatuto e organizar um grande seminário em 2026. A associação precisa continuar sendo um espaço de cooperação e inovação para o setor de fertilizantes orgânicos”, afirmou Ferrari.
Perfil do novo presidente
Valdecir Ferrari é diretor e sócio-proprietário das empresas que integram o Beigrupo. Possui formação nas áreas Agropecuária, Imobiliária e Econômica, com especialização em Topografia, Georreferenciamento e Meio Ambiente. É mestre em Impacto Ambiental e doutorando em Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais pela UFRGS.
Atua em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas à Economia Circular, com destaque para o método de fermentação de subprodutos orgânicos com tecnologia diferenciada ECOBEI. Ferrari também já presidiu a Aflori e mantém forte envolvimento em projetos que unem ciência e inovação na área de fertilizantes orgânicos.
Diretoria Assiferto RS 2025–2027
- Valdecir Ferrari – Presidente
- Fernando Lanius – Vice-presidente
- Jair Antonio Pimentel – Secretário
- Paulo Roberto Lenhardt – Vice-secretário
- Alejandro M. Chavannes – Tesoureiro
- Thiago Stella de Freitas – Vice-tesoureiro
Conselho Fiscal:
Carlos Germano Rieth, Lucas Henrique Colling, Fernando Polesel e Marcos Lottermann



Sobre a Assiferto RS
A Associação das Indústrias de Fertilizantes Orgânicos do Rio Grande do Sul reúne 12 empresas produtoras de fertilizantes orgânicos sólidos e líquidos, biofertilizantes, condicionadores de solo e substratos vegetais.
Juntas, essas empresas representam mais de 90% do volume total de fertilizantes orgânicos com registro no Estado, processando e reciclando cerca de 1 milhão de toneladas de resíduos orgânicos por ano. O setor gera 420 empregos diretos e conta com mais de 500 fornecedores em toda a cadeia produtiva.






