Durante assembleia geral ordinária da Associação das Indústrias de Fertilizantes Orgânicos do Rio Grande do Sul (Assiferto), realizada, na tarde desta quinta-feira (29) de forma virtual, devido à pandemia, os associados aprovaram, por unanimidade, as contas da diretoria, referentes ao exercício de 2020. Esta foi a primeira reunião do ano.
O presidente da associação, Ito José Lanius iniciou a apresentação destacando o ano difícil e os desafios do setor, como a elevação dos custos operacionais, política de preços e a dificuldade em repassar esse aumento para o produtor, além do trabalho de conscientização para reduzir a quantidade de resíduos em aterros e aumentar a destinação para a compostagem.
Ito afirmou que o momento exige muita união. “ Nós queremos criar um plano de ações para o futuro da entidade com o objetivo de fortalecer e consolidar o manejo adequado de materiais orgânicos.” Na pauta ainda assuntos como eleições da diretoria gestão 2021-2023, campanha para novos associados e a implantação de tecnologias avançadas.
4º ano da Assiferto RS
A entidade completa 4 anos em 2021, e reúne as principais empresas produtoras de fertilizantes orgânicos sólidos, líquidos, biofertilizantes, condicionadores de solo e substratos de plantas do Rio Grande do Sul. Juntas beneficiam e comercializam mais de 90% do volume total de fertilizantes orgânicos com registro no Estado e reciclam por ano 560.000 toneladas.