Como a Reciclagem e a adubação orgânica pode ajudar a reduzir drasticamente o aquecimento global e a aumentar a produtividade agrícola?

COMPARTILHE:

Segundo estudos, a quantidade de Carbono contida na atmosfera aumenta aproximadamente em 4.3 bilhões de toneladas todo ano. O solo mundial contém uma quantidade total de 1.500 bilhões de toneladas em forma de matéria orgânica, que por via da fotossíntese as plantas absorvem CO² e com o descarte de alguns materiais das plantas, a matéria orgânica é acumulada (folhas caídas, excrementos de animais, subprodutos da agroindústria e outros).
Uma excelente forma de combate aos Gases de efeito estufa, contribuindo com outros esforços, seria aumentando o seqüestro de CO² pelo solo, o que faria uma mudança drástica na emissão do mesmo. Se aumentarmos anualmente 0,3% do carbono retido no solo estaríamos equilibrando a emissão e a retenção, parando o aumento do carbono na atmosfera.
Como mais carbono pode ser armazenado no solo?

  • Através de práticas agrícolas que promovem o aumento da micro biota do solo.
  • Uso de plantio direto, nunca deixando o solo nu.
  • Combinar produção animal com a agricultura
  • Recuperar áreas devastadas em regiões de climas áridos e semi-áridos
  • Aumentar a reciclagem de subprodutos orgânicos
  • Aumentar o uso de fertilizantes e compostos orgânicos
    Todas essas práticas são possíveis e diminuiriam não apenas a emissão de carbono na atmosfera como aumentaria a produtividade e a diminuição do uso de recursos não renováveis, como os nutrientes. Atualmente perdem-se muitos nutrientes no solo por lixiviação, por este ter pouca matéria orgânica e com isso CTC e CTA baixa.
    Quanto mais MO tivermos no solo, mais vida no solo, maior retenção de nutrientes evitando perdas destes, maior crescimento dos vegetais seqüestrando mais carbono do ar e aumentando a produtividade. Com maior produtividade, menor uso de solo, maior proteção das florestas. Ainda se reciclarmos os subprodutos orgânicos teremos menos contaminação das águas com o destino correto dos dejetos e subprodutos.
    Nós da Assisferto, não estamos apenas reciclando e produzindo fertilizantes e compostos orgânicos, estamos sim, ajudando o planeta a se manter e ao produtor ser um duplo produtor, de ar com menos carbono e alimentos.
    Fonte:
    Assisferto e Welcome to the”4 per 1000″ Initiative | 4p1000

Seja um Associado

Para se tornar um associado, preencha o formulário e nossa equipe de consultores entrará em contato para agendar uma visita. Ou, se preferir, agende o atendimento pelo e-mail [email protected].

Já preencheu e enviou o formulário?

Parabéns!

Agora é só aguardar eu verificar as informações e entrar em contato com você!

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.