Diversidade biológica e qualidade do solo

COMPARTILHE:

Nada como cheiro de terra molhada depois da chuva! Já parou para pensar que organismos vivos são responsáveis por esse cheiro maravilhoso? E que as florestas, os campos, os banhados não ficam soterradas pelas plantas e animais mortos que se amontoam ao longo dos milênios por causa de ciclos biológicos? E que a saúde e nutrição das plantas depende da vida do solo que está habitando? Assim como nós temos uma infinidade de seres que habitam nosso corpo e mantém nossa saúde, o solo é um emaranhado de vida que se sustenta pela diversidade que nele habita.

Milhares de organismos como minhocas, formigas, cupins, aranhas, colêmbolos, besouros, vivem no solo junto com as raízes de plantas além de seres microscópicos como fungos, bactérias, algas, nematoides e rotíferos. Muitos desses organismos vivem dentro da própria raiz, participando ativamente da disponibilização de nutrientes para as partes superiores. Até mesmo animais superiores vivem e alteram a qualidade do solo, como os tatus, que fazem túneis para entradas de ar e água. Tudo isso compõem a diversidade biológica do solo onde os seres vivos e o solo mineral se fundem e mantém a vida desse planeta tão particular.

O equilíbrio dessa diversidade do solo é fundamental para manter os ambientes naturais, mas também para garantir o desenvolvimento de plantas cultivadas. Os ciclos dos nutrientes como o nitrogênio, fósforo, enxofre e o carbono são determinados pelos organismos de solo. Sem essa parceria, as plantas não conseguem garantir a nutrição necessária para o desenvolvimento. Além disso, solos equilibrados tem organismos que combatem doenças de plantas, tornam os solos menos densos, absorvem melhor a água e facilitam a penetração e o desenvolvimento das raízes.

Solos pobres em matéria orgânica e contaminados por pesticidas reduzem a quantidade e qualidade da vida e, em uma espiral de decadência, tornam-se ambientes inadequados ao desenvolvimento vegetal. A diversidade biológica é fundamental para garantir a qualidade do solo e o desenvolvimento vegetal. A matéria orgânica, presente nos fertilizantes e substratos orgânicos é a base para manter a vida do solo, mas o bom manejo, a cobertura vegetal, a rotação de culturas e o controle dos insumos químicos é que garantem o equilíbrio necessário para que organismos de diferentes nichos ecológicos se desenvolvam e mantenham as plantas saudáveis. Vida atrai vida e a diversidade é fundamental para o equilíbrio da vida no planeta!

Equipe da empresa Vida desenvolvimento ecológico Ltda

Seja um Associado

Para se tornar um associado, preencha o formulário e nossa equipe de consultores entrará em contato para agendar uma visita. Ou, se preferir, agende o atendimento pelo e-mail [email protected].

Já preencheu e enviou o formulário?

Parabéns!

Agora é só aguardar eu verificar as informações e entrar em contato com você!

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.